Results for 'da Escola da Autonomia'

996 found
Order:
  1. O compromisso ético E político.Ea Construção Do Educador & da Escola da Autonomia - 1999 - Quaestio: Revista de Estudos de Educaç̧ão 1 (2):9.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  6
    Pensando a Escola.Wanderson Flor do Nascimento - 2011 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 6 (6/7):76-100.
    Através da problematização das noções de controle - na acepções das sociedades de controle -, autonomia e diálogo, o texto se propõe a repensar, criticamente, a idéia de formação como propiciadora e como experiência ou exercício da liberdade, articulando a escola como espaço onde os encontros propiciem esta formação transformadora rumo a práticas subjetivadoras mais livres, mais autônomas, menos opressoras.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  9
    Na Era Tecnológica, Em Vias Do Esquecimento: Estudo da Atual Situação Educacional de Estudantes de Algumas Escolas Públicas Do Interior da Bahia, No Período da Pandemia Covid-19.Elenilda Alves Brandão - 2021 - REVISTA LIBERTAÇÃO - A FILOSOFIA A EDUCAÇÃO E SUAS INTERFACES 2 (1).
    Este escrito traz uma abordagem sobre a visão de alguns estudantes do ensino fundamental II e do ensino médio de escolas públicas do interior da Bahia, sobre como pensam as suas atuais situações educacionais em meio à pandemia causada pela COVID-19, motivo o qual as aulas presencias foram totalmente suspensas. Sobre o prisma das (im)possibilidades do acesso às TICs pelos estudantes, observamos o possível alargamento das suas autonomias educacionais, bem como impulsionamento de suas posturas critica reflexivas e, a partir destas, (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4. Autonomia e educação: reflexões e tensões para a formação humana // Autonomy and education: reflections and tensions in ways for human training.Rafael Bianchi Silva - 2015 - Conjectura: Filosofia E Educação 20 (1):38-50.
    800x600 O objetivo deste trabalho é debater a questão da autonomia e sua relação com a formação humana a partir de dois momentos: primeiro, com o conceito de homem proposto pelas filosofias grega e iluminista e, segundo, os valores difundidos na sociedade contemporânea. Observa-se que mesmo em diferentes momentos históricos, há forte presença do ideal de autonomia e liberdade presente nos projetos educativos. Assim, ao discorrer sobre nosso momento atual e o modo de vida nele difundido, o trabalho (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  11
    Filosofia Política na Escola de Salamanca.Pedro Calafate - 2023 - Araucaria 25 (54).
    Iniciamos com a questão da separação entre o poder civil e a fé, a natureza e a graça, o poder temporal e o poder espiritual, de modo a delimitar o âmbito específico dos dois poderes e a mostrar a autonomia da razão natural como fundamento do poder civil. No segundo ponto expomos a questão da origem, natureza e finalidade do poder civil, mostrando a conciliação entre a origem divina e a origem popular do poder, transversal aos autores desta (...), vincando, ao mesmo tempo, o seu fundamento ético. A fundamentação ética do poder político abre caminho, no terceiro ponto, à análise do direito de resistência à tirania, sublinhando que o poder dos reis é supremo na sua esfera mas não absoluto, porque limitado pelo direito natural e pelo _jus gentiu_m. Considerada a circunstância ibérica de abertura ao Novo Mundo, cumpre-nos depois analisar, num quarto momento, a questão da legitimidade das soberanias indígenas e da universalidade do que hoje se designa como direito de autodeterminação. Finalmente expomos a contribuição desta escola para o conceito de comunidade universal. (shrink)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  14
    Liberdade e Religião: Uma Reflexão a Partir da Filosofia de Jürgen Habermas.Cláudia Maria Rocha de Oliveira & Luiz Carlos Sureki - 2023 - Síntese Revista de Filosofia 50 (156):119.
    O objetivo deste artigo é, ao fazer memória dos cem anos da Escola de Frankfurt e assumindo como interlocutor Jürgen Habermas, discutir dois temas importantes para nosso contexto: as questões da liberdade e da religião. Em primeiro lugar, trata-se de verificar o que significa dizer ser livre em sentido próprio. Veremos que para Habermas apenas a autonomia da vontade torna possível afirmar a liberdade em sentido próprio. Em seguida, considerando o papel da religião da esfera pública, trata-se de (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  24
    Pensando a formação ética discente: contribuições das perspectivas aristotélica e kantiana. [REVIEW]Vladimir Fernandes - 2018 - Conjectura: Filosofia E Educação 23 (3):492-512.
    Este artigo busca oferecer alguns subsídios conceituais para pensar o sujeito ético, uma vez que a Lei de Diretrizes e Bases da Educação estabelece, entre as finalidades da educação no Ensino Médio, “o aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico”. Assim, pergunta-se: O que significa ser ético? Um ser aprimorado em sua humanidade é também um ser ético? Um ser ético é também autônomo e crítico? Visando (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8. OS EFEITOS DA GLOBALIZAÇÃO NOS DISCURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL.Alex Pereira De Araújo - 2009 - Anais Do I Colóquio Discurso e Práticas Culturais (Dipracs) 1 (1):1-9.
    Nossa pesquisa vai refletir sobre o discurso da política educacional brasileira implementada a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, particularmente, aquele que trata da formação docente. Ele tem imposto uma reconfiguração da identidade dos professores, concedendo-lhes uma autonomia de autoconhecimento e resolução dos problemas cotidianos, que, no nosso entendimento, não corresponde ao que acontece na escola (VILLA, 1998; LAWN, 2001; VEIGA, 2002; VASCONCELLOS, 2003). Assim, pretendemos apresentar e discutir sobre as representações da identidade do (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9. O que é a Educação Infantil?Khyara Fantollini dos Santos - manuscript
    Entendemos a Educação Infantil em amplo sentido, isto é, há um leque de conceitos em que pode-se gozar dentro da Pedagogia e as Ciências da Educação, é nessa modalidade de ensino que podem-se englobar todas as esferas educativas vivenciadas pelas crianças de, conforme Lei, 0 à 5 anos de idade, pela família e, também, pelo próprio corpo social, antes mesmo de atingir a idade educativa obrigatória que é, vide Lei, aproximadamente a partir dos 7 anos de idade. A EI também (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  22
    No chão da escola: transgressões didático-pedagógicas e superação do racismo estrutural.Robson Barboza Araújo & Milton Ferreira Da Silva Junior - 2022 - Odeere 7 (2):19-34.
    Este Trabalho discute ações transgressoras didático-pedagógicas ao processo neocolonial no ambiente educacional formal, com o olhar à formação inicial, continuada e a pedagogia no chão da escola, inerentes à superação dos preconceitos, sutis ou não, ao fenótipo negro. Inicialmente rastreou-se, indício das boas práticas didático-pedagógicas, por uma revisão literária, ao se relacionar formação inicial continuada e práticas transgressoras de auto identificação étnico racial no chão da escola, ancorada externamente pelas lutas por uma sociedade e educação antirracistas. Importou sistematizar (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11. Avaliação externa no ensino fundamental: A prova brasil E seus efeitos.Leda Maria de Oliveira Rodrigues & Luciane Szatkoski - 2015 - Saberes Em Perspectiva 5 (13):25-41.
    Este artigo pretende discutir a avalição em larga escala, tema atual e polêmico, pois é um procedimento considerado preocupante para educadores e estudiosos da educação brasileira, em todas as suas modalidades, desde a educação básica até ao ensino superior. Abordaremos aqui a avaliação em larga escala já em processo no ensino fundamental, principalmente por tratar-se de fase crucial do ensino, a educação básica. No caso específico deste artigo, discutiremos a Prova Brasil, instrumento da avaliação em larga escala no Ensino Fundamental (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  9
    A Paideia Franciscana: Perspectivas Para Uma Educação Integral.Marco Aurélio Cardoso Feliciano - 2023 - Thaumàzein - Rivista di Filosofia 16 (31):69-77.
    A reflexão sobre a educação franciscana emerge da compreensão do humano, em todas as suas dimensões, tendo como base o modelo grego de formação marcado pelos termos Paideia e Arete. Por estes, consolida-se um olhar educacional de cunho humanista, em que imperam a busca de desenvolver virtudes e não somente oferecer uma formação puramente cognitiva e conceitual. A Paideia franciscana surge como resposta às necessidades deste tempo, visto que a tarefa da escola é formar o humano para o ser (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  15
    Uma breve análise arqueológica foucaultiana da escola integral.Milton Luiz Torres & Aimê Heloína Cândido da Silva Santos - 2019 - Conjectura: Filosofia E Educação 24:019037.
    O presente estudo analisa a Lei de Diretrizes e Bases, o Plano Nacional de Educação e o Programa Mais Educação São Paulo, especificamente as partes que tratam da política curricular da ampliação da jornada de aulas na rede pública de ensino de São Paulo, conhecida como escola integral. Metodologia: A análise se dá a partir da perspectiva arqueológica de Michel Foucault, sua terminologia e análise discursiva. Objetivo: O objetivo da pesquisa foi valer-se da contribuição do filósofo e de sua (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  7
    Mal-estar de adolescentes no retorno presencial das escolas: perdas e ganhos.Cristiana Carneiro, Juliana Guimarães, Roberta S. Freire, Karin Yasmin Veloso Müller, Fernanda Cavour & Marcele Guimarães da Silva - forthcoming - Aprender-Caderno de Filosofia E Psicologia da Educação.
    Este artigo discute o mal-estar de adolescentes de duas escolas públicas da cidade do Rio de Janeiro, no contexto de retorno presencial das aulas pós-pandemia da COVID-19. Durante o contexto de isolamento, a escola teve de se ressignificar como lugar de aprendizagem, de convivência e de mediações com tecnologias até então ausentes, e atualmente tem que se reconstruir, territorialmente, como um lugar possível de afeto e transmissão. A escola é uma das instâncias que se ocupa desta tarefa, em (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  14
    Educação e Formação Do Espírito Burguês: Um Retrato Do Papel da Escola Na Manutenção Do Sistema Capitalista.Diego Silva Rodrigues da Costa & José Mateus Bido - 2023 - Revista Dialectus 29 (29):218-233.
    Este artigo tem como objetivo apresentar as bases nacionais que constituem a formação do homem burguês e a estruturação do processo educacional que se inicia a partir do século XVII, culminando no florescimento da escola pública na França no século XIX, estendendo-se paulatinamente no Brasil no século XX. O artigo tem como problema investigar se o modelo formativo estruturado na sociedade brasileira contemporaneamente envolve a formação integral do cidadão ou apenas o seu ajustamento à dinâmica social. Face às condições (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  12
    Da Relação Entre Autonomia da Vontade e Autocracia.Isabella Oliveira Holanda - 2023 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 14 (37):64-78.
    O presente trabalho visa analisar de forma circunscrita a relação entre os conceitos de autonomia da vontade (Autonomie des Willens) e autocracia do arbítrio (Autokratie der Willkür) na filosofia prática de Kant. Já que o filósofo Immanuel Kant foi responsável pela inovação no campo da moral ao apresentar uma concepção para “autonomia da vontade”, a qual é a faculdade da autodeterminação legislativa obrigante da razão prática pura. O problema desse conceito se encontra na sua aplicação para ações específicas. (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17. A Escola Menonita de Curitiba: manutenção da identidade étnica e religião // Mennonite school of Curitiba: maintenance of ethnic identity and religion.Valquiria Elita Renk & Oliveira da Cruz - 2014 - Conjectura: Filosofia E Educação 19 (2):178-197.
    Neste artigo pretende-se analisar a Escola do Boqueirão, da Comunidade Menonita de Curitiba. Os menonitas são um grupo étnico alemão, anabatistas, que vieram ao Brasil nos anos de 1930, oriundos da Rússia. O objetivo é compreender a experiência de escolarização numa comunidade étnica e a importância da escola na manutenção da identidade cultural. As questões de pesquisa são: como se caracterizava esta escola? Como a escola era um espaço que contribuiu na manutenção da identidade étnica? Como (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  50
    Crítica da autonomia: liberdade como heteronomia sem servidão.Vladimir Safatle - 2019 - Discurso 49 (2).
    O artigo visa discutir formas de pensar o conceito de liberdade para além de sua submissão às figuras da autonomia. O objetivo é avaliar a necessidade e pertinência de pensarmos, em nosso contexto sócio-histórico, a liberdade como heteronomia sem servidão. Conceito este que nasce da crítica à elevação do paradigma do auto-pertencimento a condição de via única para a definição da liberdade.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  10
    O conceito jurídico-político de poder democrático: Influencia da Escola de Salamanca no pensamiento político portugués.Amílcar da Costa Pereira Mesquita - 2003 - Cuadernos Salmantinos de Filosofía 30:721-727.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20. Ecos da escola básica: estratégias de disciplinamento e controle // Echoes of basic school: discipline and control strategies.Ieda Giongo, Angélica Vier Munhoz & Fabiane Olegário - 2014 - Conjectura: Filosofia E Educação 19 (2):68-83.
    O presente trabalho expressa alguns resultados de uma investigação que tem por objetivo central compreender como a escola vem construindo suas relações de poder-saber e materialidades nestes novos tempos. Tendo como aportes teóricos aproximações com os estudos pós-estruturalistas, o material de pesquisa está composto por entrevistas semiestruturadas, gravadas e, posteriormente, transcritas com seis docentes atuantes na Educação Básica, quatro lotados na rede pública e dois na particular de ensino. A análise do material de pesquisa, tomando como base os estudos (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  26
    Rawls: o problema da autonomia e o coerentismo.Elnora Gondim - 2010 - Ideas Y Valores 59 (144):69-81.
    A mudança da idéia de autonomia na justiça como eqüidade altera o conjunto da obra de Rawls. Por exemplo, em Uma Teoria da Justiça é adotado um sentido de autonomia do tipo kantiano; em O Liberalismo Político a autonomia se estende ao campo do político.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  7
    Análise da prática pedagógica na perspectiva da autonomia em Sartre e Freire.Maria José Moreira - 2015 - Filosofia E Educação 7 (1):127.
    Este texto faz parte de pesquisa de doutoramento em Filosofia em andamento que procura investigar e analisar estes dois conceitos: Autonomia e Prática Pedagógica. A tentativa é mostrar que o conceito de autonomia poderá ser construído de acordo com a teoria da Liberdade em Jean Paul Sartre e o conceito de Prática Pedagógica a partir dos princípios e saberes apresentados por Paulo Freire. Assim, será possível analisar a Prática Pedagógica à luz do conceito de Autonomia.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  23. As diferentes manifestações da juventude na escola: uma visão dos impassses e das perspectivas.Mariane Brito da Costa - 2010 - Conjectura: Filosofia E Educação 15 (1):93-105.
    Este artigo dialoga com autores que estudam a temática juventude e escola, problematizando a função da escola como locus de socialização. Parte do pressuposto de que muitos problemas enfrentados pelos jovens na escola é resultado de uma realidade em que as culturas juvenis, caracterizadas por determinadas formas de comportamento, como, gostos, atitudes, estilo de vida, forma de ser, vestir, dançar, falar, se divertir e se relacionar não podem se fazer presentes. Em virtude disso, analisa a desarticulação da (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24. Representações da Literatura em Alunos LLM: Da Voz da Escola a Surdez dos deuses.Antônio Branco - 2005 - Quaestio: Revista de Estudos Em Educação 7 (2).
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  13
    O jogo da capoeira, como ferramenta motivacional para o desenvolvimento da leitura, em uma escola estadual, na cidade de Itabuna – Bahia -Brasil.Cláudia Viana Ávila D'Andrade & Clara Roseana da Silva Azevedo Mot'Alverne - 2020 - Odeere 5 (9):332-351.
    A capoeira ou capoeiragem é uma expressão cultural brasileira que mistura jogo, esporte, arte marcial, cultura popular, tradição, dança e música. Desenvolvida no Brasil por descendentes de escravos africanos, a capoeira é caracterizada por golpes e movimentos ágeis e complexos, utilizando primariamente chutes e rasteiras, além de joelhadas e cabeçadas, cotoveladas, acrobacias aéreas ou em solo. Praticantes da capoeira aprendem não apenas a lutar e jogar, mas também a tocar os instrumentos típicos e cantar. Assim, os discentes do 6º ano (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  18
    “Das Fontes a Uma Pedagogia Das Escolas Franciscanas”: Um Relato de Experiência Do Itinerário Franciscano 2022.Taize de Andrade Machado Lopes - 2023 - Thaumàzein - Rivista di Filosofia 16 (31):91-103.
    With the aim of reflecting on a Pedagogy of the Franciscan Schools, the Franciscan Itinerary took place from February to December 2022, with the participation of collaborators and teachers from the schools maintained by the Charitable and Literary Society of St. Francis of Assisi - North Zone (SCALIFRA - ZN). The training consisted of webinars and evaluative activities, with themes extracted from works from the Franciscan writings. This experience report describes how the Itinerary was planned, as well as its main (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  8
    As tecnologias da informação e comunicação e sua relação com o ensino de filosofia nas escolas contempor'nea.Ronald Souza da Silva Souza - 2024 - Cadernos Do Pet Filosofia 14 (28):82-104.
    A humanidade vive hoje um processo de aceleração das informações, imagens, conteúdos, pesquisas, tudo em tempo célere e dinâmico, haja visto as contribuições trazidas pelo avanço das tecnologias na atualidade. Percebemos, pois, que as informações vindas por esse canal de desenvolvimento, são uma poderosa ferramenta de construção e formação da sociedade contemporânea. Partindo desse princípio, o presente artigo, tem como objetivo responder alguns questionamentos inerentes aos avanços tecnológicos, bem como seus contributos e problemas causados com a má utilização dessa ferramenta, (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28. Para além dos seis anos: o governo da inf'ncia na escola fundamental.Giane Aparecida Sales da Silva Mota - 2013 - Quaestio: Revista de Estudos Em Educação 15 (1):p - 118.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  9
    O espaço público da escola - um mundo significado nas relações eu-outro.Nelita Bortolotto & Raquel Salek Fiad - 2017 - Bakhtiniana 12 (3):5-21.
    RESUMO Discutimos neste trabalho a cultura no espaço público da escola com base em ensaios de alunos de licenciatura em Letras-Português em que expressam suas representações sobre a relação eu-outro no ato da docência em estágio supervisionado. Questionamos se esses alunos, no cotidiano do labor magisterial, nos momentos constituintes do agir ético em diálogo com a estética da profissão, vivem a realidade viva do ato da docência de sujeitos, pelo primado da individualidade e da alteridade no plano do reencontro, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  30.  20
    Primazia da democracia e autonomia da ciência: o pensamento de Feyerabend no contexto dos science studies.André Luis Mendonça, Priscila Araújo & Antonio Augusto Videira - 2010 - Filosofia Unisinos 11 (1):44-61.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  5
    Da Escola de Samba À Escola Fundamental.Nívea Andrade - 2013 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 20:275-293.
    Através de narrativas sobre as práticas de uma professora brasileira, esta investigação busca pensar como docentes e discentes produzem currículos em seus cotidianos. Com a professora de artes, Cristiane Costa, e com apoio em Michel de Certeau, Henri Lefebvre entre outros, busco desenvolver uma discussão sobre os estudos dos cotidianos, propondo-me compreender algumas possibilidades das táticas cotidianas de aprenderensinar.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32. Concepções sobre a função da escola e do conhecimento nas propostas de Ciclos de Aprendizagem // Conceptions about the role of the school and knowledge in Cycles of Learning projects.Silvana Stremel & Jefferson Mainardes - 2013 - Conjectura: Filosofia E Educação 18 (s):81-97.
    Este artigo apresenta uma análise das concepções do papel da escola e do conhecimento presentes nos textos oficiais de sete redes municipais de ensino brasileiras que adotam os Ciclos de Aprendizagem. A análise evidenciou que os textos das redes pesquisadas apresentavam concepções explícitas sobre o papel da escola e do conhecimento. Os autores argumentam que a) a análise de textos oficiais de políticas ocupa um lugar importante, uma vez que neles estão contidas as declarações de valores, as intenções, (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  41
    Os "limites da mera razão": autonomia e juízo individual na concepção kantiana das relações entre moral e religião.José Humberto de Brito Cruz - 2004 - Discurso 34:33-86.
    A derivação da religião como fruto da moralidade, a descrição de deveres como comandos divinos, o conceito de comunidade ética, podem, à primeira vista, credenciar a ideia de que o princípio kantiano de autonomia moral não seria tão forte quanto pretende, de que não incluiria, em particular, a noção de soberania individual na aplicação da lei moral. uma análise mais detida, entretanto, da concepção kantiana de religião e da concepção, simples e direta, da natureza do dever, indica a força (...)
    No categories
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  8
    A Filosofia da Educação de John Dewey: reflexões e perspectivas atuais para a escola brasileira.Maria Judith Sucupira da Costa Lins - 2015 - Filosofia E Educação 7 (2):19.
    Procura-se neste artigo refletir sobre o papel da filosofia de John Dewey na educação sem contudo fazer a história de sua presença no Brasil. Sendo impossível analisar todas as suas ideias, o autor selecionou alguns temas básicos da obra de Dewey: experiência e criatividade, papel do professor, sociedade e democracia. Discute-se a importância, para os educadores, do retorno à teoria de Dewey nos tempos atuais, bem como a necessidade de uma reflexão profunda sobre suas ideias. Como conclusão, pergunta-se qual a (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  30
    CASADO DA ROCHA, Antonio : Autonomía con otros. Ensayos sobre bioética, Madrid-México, D. F., Plaza y Valdés, 2014.José Antonio Seoane - 2016 - Daimon: Revista Internacional de Filosofía 68:175.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36. As diferentes manifestações da juventude na escola: uma visão dos impasses e das perspectivas.Mariane Brito da Costa - 2010 - Conjectura: Filosofia E Educação 15 (1):93-105.
    Este artigo dialoga com autores que estudam a temática juventude e escola, problematizando a função da escola como locus de socialização. Parte do pressuposto de que muitos problemas enfrentados pelos jovens na escola é resultado de uma realidade em que as culturas juvenis, caracterizadas por determinadas formas de comportamento, como, gostos, atitudes, estilo de vida, forma de ser, vestir, dançar, falar, se divertir e se relacionar não podem se fazer presentes. Em virtude disso, analisa a desarticulação da (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  9
    As finalidades da arte: a autonomia e a liberdade na estética hegeliana.Cilene Nascimento Canda - 2010 - Griot : Revista de Filosofia 2 (2):40-51.
    O objeto de estudo do presente texto assenta-se na discussão sobre as finalidades da arte referentes à liberdade e à autonomia humana, tendo como aporte teórico a estética hegeliana. O estudo pretende, ainda que de modo conciso, ser um caminho reflexivo de suporte para a compreensão da estética, enquanto área de conhecimento humano. A metodologia adotada refere-se ao estudo de cunho teórico sobre a arte enquanto expressão, forma de produção de conhecimento sensível e de criação humana. Visa-se tecer argumentos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  6
    A linguagem da Escola Semiótica de Tártu-Moscou e as traduções de Iúri Lotman no Brasil.Ekaterina Vólkova Américo - 2019 - Bakhtiniana 14 (4):42-61.
    RESUMO O uso de linguagem codificada e esópica nos trabalhos dos semioticistas que integraram a Escola Semiótica de Tártu-Mosou foi motivado pelo desejo de serem compreendidos pelo círculo e não compreendidos por possíveis intrusos indesejáveis dos órgãos de controle soviéticos. Um dos termos centrais utilizados pela Escola - os “sistemas modelizantes secundários” - foi sugerido por Vladímir Uspiénski com o objetivo de substituir a palavra "semiótica", associada à semiótica ocidental. Ao cotejar o artigo de Iúri Lotman Sobre o (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  20
    Da Escola Evangélica de Jataí ao Instituto Samuel Graham: resquícios de uma história.Kamila Gusatti Dias & Ademilson Batista Paes - 2017 - Dialogos 21 (2):66-84.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  27
    Da filosofia, da pedagogia, da escola: liber amicorum Manuel Ferreira Patrício.J. M. De Barros Dias, Luís Sebastião & Manuel Ferreira Patrício (eds.) - 2008 - Évora.: Universidade de Évora.
  41.  13
    Estudo a partir da fundamentação das ciências humanas em Dilthey: implicações para a educação.Mauricio Bueno Da Rosa & Rosana Silva De Moura - 2020 - Griot : Revista de Filosofia 20 (1):217-227.
    Nesse ensaio destacamos alguns elementos do horizonte filosófico diltheyano para pensar a educação. Dilthey se insere no território da educação, via pedagogia, pois considerava que a filosofia representa um instrumento teórico que serve de guia para a ação social do homem ou, em outras palavras, para a atividade pedagógica. Segundo nossa perspectiva, a educação é o principal objetivo da filosofia, pois a formação humana tem culminância no filosofar e este é efeito daquela, além disso, a filosofia diltheyana faz sua reflexão (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  20
    Sobre o problema da autonomia da arte e suas implicações hermenêuticas e ontológicas.Sandra Abdo - 2005 - Kriterion: Journal of Philosophy 46 (112):357-366.
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  16
    Sobre o problema da autonomia da arte e suas implicações hermenêuticas e ontológicas.Sandra Abdo - 2005 - Kriterion: Journal of Philosophy 46 (112):357-366.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  22
    A naturalização da escola enquanto tecnologia.Gildemarks Costa Silva - 2015 - Filosofia E Educação 7 (3):27.
    O artigo explora o problema da naturalização da escola no contexto da crise de sentido e de legitimidade da tecnologia da escola. Parte-se do pressuposto de que é possível focar a análise da escola no próprio instrumento, e propõe-se como meta, em fase exploratória, a noção de ambivalência da tecnologia como alternativa para superar a naturalização da tecnologia e, consequentemente, a crise de sentido e de legitimidade da escola enquanto tecnologia bem como das formas de pensá-la.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45. O problema da autonomia da ciência e das coletividades científicas.Sa Colognes - 1996 - Episteme 1 (2).
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  22
    Adorno e Beckett: aporias da autonomia do drama.Luciano Gatti - 2014 - Kriterion: Journal of Philosophy 55 (130):577-596.
    O artigo procura situar a interpretação proposta por Theodor W. Adorno para a peça "Fim de partida", de Samuel Beckett, no contexto de sua concepção de autonomia da arte. Segundo a hipótese do trabalho, o conceito de autonomia subjaz ao diagnóstico histórico de Adorno a respeito do gênero dramático, o qual justifica sua leitura da peça como uma paródia do drama. O artigo busca mostrar os acertos dessa leitura perante a recepção inicial da peça, e também seus limites, (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47. A Valorização da escola pública pela nacionalização das escolas alemãs na região do contestado em Santa Catarina.Nilson Thomé - 2003 - Quaestio: Revista de Estudos Em Educação 5 (2):p - 129.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  6
    Os princípios da Escola Fonológica de São Petersburgo para a elaboração de corpora de fala.Pavel Skrelin, Tatiana Kachkovskaia, Daniil Kocharov, Vera Evdokimova & Uliana Kochetkova - 2023 - Bakhtiniana 18 (2):205-226.
    ABSTRACT The paper discusses the main principles in designing and annotating speech corpora within the framework of the Saint Petersburg phonological school, and provides examples of using corpus data in phonetic research. One of the major principles that we follow is to analyse the speech material at all levels: from segmental to intonational, including speech disfluencies. During segmental phonetic annotation, we suggest listening to each speech sound in isolation (without knowing its context) and relying on spectrographic data. At the syllabic (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49. Cyberbullying: preocupação dos professores e o envolvimento da escola // Cyberbullying: preocupation of teachers and school's involvement.Maria José Carvalho de Souza Domingues & Tambosi - 2016 - Conjectura: Filosofia E Educação 21 (1):90-103.
    Inicialmente restrita aos muros escolares, a violência entre alunos passou a se manifestar também de forma online, por meio de redes sociais, estabelecendo a expressão cyberbullying. Sob esta perspectiva, há um consenso na literatura da área, de que cabe à escola se posicionar e assumir o compromisso de inibir estas práticas e estimular o convívio pacífico entre os alunos, dentro e fora da escola. Apesar da relevância da questão, a temática do cyberbullying ainda é pouco estudada de forma (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50. A atualidade da escola de Gramsci.Cristina Aparecida Baquim - 2004 - Quaestio: Revista de Estudos Em Educação 6 (2).
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 996